Empreendedorismo

O módulo de empreendedorismo decorre na modalidade seminários e workshops, onde são estudadas etapas fundamentais para a criação de uma empresa, tais como: Os processos de inovação e criação de empresas; Os processos e mecanismos de proteção dos resultados de investigação; As estratégias de negócio nos domínios das tecnologias e sistemas de informação; O processo legal de constituição de empresas e registos de marcas e patentes; Mecanismos de financiamento de negócios; Elaboração de planos de negócios.

6 ECTS | 1º e 2º semestre | Inscreve-te aqui


Plano Desenvolvimento
+ Carreiras

Plano de Desenvolvimento de Carreiras pretende criar a  oportunidade para os estudantes conhecerem o mercado de trabalho; identificarem e desenvolverem soft skills para a empregabilidade; aplicarem ferramentas de networking; implementarem estratégias de procura ativa de emprego; participarem num processo de recrutamento. As aulas funcionam como uma oficina, com recurso a workshops, seminários e metodologias ativas do tipo Learn by doing e Team-based problem solving.

6 ECTS | 1º e 2º semestre | Inscreve-te aqui


Estágio de Iniciação Científica

Os    proporcionar um primeiro contacto com atividades de investigação, nomeadamente através da sua integração em projetos de investigação em curso nas unidades de investigação do IPB. Tal permitirá ao aluno desenvolver o pensamento científico e criatividade, bem como aprender técnicas e métodos de investigação. O estudante será integrado em equipas com os investigadores de cada centro de investigação.

6 ECTS | 1º e 2º semestre | Inscreve-te aqui


Projeto Demola

O projeto Demola baseia-se no desenvolvimento de projetos multidisciplinares baseados em desafios reais ou problemas da comunidade (empresas e instituições) que exigem inovação e onde é necessária uma ampla variedade de competências. O estudante será colocado em contexto de trabalho em equipa, em ambientes multidisciplinares, multinacionais, multiculturais e de co-criação. 6 ECTS | 1º e 2º semestre | Inscreve-te aqui

Inovação Baseada
em Desafios

Desafios reais colocados por estruturas do IPB ou de parceiros externos são apresentados a equipas de estudantes, que ao longo de um semestre, realizando trabalho de equipa, demonstrarão e desenvolverão saberes e competências técnicas e transversais necessárias à execução de um plano de trabalho. No final deste módulo os estudantes serão estimulados a manifestar competências de comunicação, apresentando de forma clara, fundamentada e sustentável as ideias e soluções desenvolvidas.

6 ECTS | 1º e 2º semestre |Inscreve-te aqui  


Estágio Voluntário

Esta tipologia de estágios permite ao estudante apreender a dinâmica da instituição de acolhimento de estágio e identificar recursos e necessidades de intervenção. As atividades desenvolvidas ao longo do estágio podem enquadrar-se numa de duas possíveis vertentes: estágio de solidariedade e cidadania e estágio técnico. No primeiro os estudantes dão suporte em instituições de solidariedade social, nas suas várias valências, em contacto com os utentes e funcionários. Nos estágios voluntários técnico os estudantes são integrados numa empresa, desenvolvendo atividades de cariz técnico-científico, na sua área de formação.

3 ou 6 ECTS | 1º e 2º semestre | Inscreve-te aqui            


Envelhecimento Saudável

O envelhecimento saudável é aqui abordado como um desafio societal transdisciplinar a todo o IPB. Cada escola dinamizará uma série de workshops, com uma vertente conceptual e uma aplicada, sempre que possível em contexto real, permitindo aos estudantes a perceção real de toda a abrangência da temática.

6 ECTS | 2º semestre | Inscreve-te aqui


Estudar Graça Morais

Graça Morais tem uma obra artística amplamente reconhecida e divulgada, que tem conquistado ao longo dos anos inúmeros prémios e distinções. De origem transmontana, regressa frequentemente a Bragança, onde busca inspiração e encontra o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Laboratório de Artes da Montanha Graça Morais, e ainda várias obras de sua autoria em edifícios de referência da cidade. Bragança é o contexto ideal para estudar e encontrar inspiração na obra e vida de Graça Morais.

6 ECTS | 2º semestre | Inscreve-te aqui

PROJECT Y

Num ambiente de estúdio, típico das indústrias criativas, são desenvolvidos projetos em parceria com a comunidade (empresas e instituições). Trata-se de um contexto de trabalho colaborativo e criativo, que estimula competências técnicas e de resolução de problemas, comunicação e autogestão. As grandes áreas de atuação são game design, artes, ciências de computação e gestão de projetos aplicadas numa ampla diversidade temática.s.

6 ECTS | 1º e 2º semestre |Inscreve-te aqui